Intituto Europeu de
Patentes prepara
acordo
tecnológico com São
Tomé e Príncipe

27.06.2026 - O
Primeiro-Ministro e
Chefe do Governo,
Américo Ramos, recebeu
ontem, em São Tomé, uma
delegação do Instituto
Europeu de Patentes
(IEP). O encontro teve
como objetivo analisar
novas vias de cooperação
entre as duas
instituições.
No centro da reunião
esteve o anúncio da
conclusão técnica das
negociações de um acordo
de validação. O
instrumento permitirá
estender a proteção de
patentes europeias ao
território são-tomense,
garantindo maior
segurança jurídica a
inventores e empresas.

De acordo com o Governo,
esta parceria
estratégica visa
impulsionar a
transferência de
conhecimento e
tecnologia para o
arquipélago. O acordo
prevê ainda a criação e
modernização de
estruturas locais, com o
objetivo de tornar o
país mais atrativo para
o investimento direto
estrangeiro.
O Instituto Europeu de
Patentes é uma
organização
internacional com 6.300
colaboradores, dos quais
4.000 são cientistas e
engenheiros. A entidade
é responsável pela
avaliação e registo de
novas tecnologias e
invenções a nível
europeu.
Por:
João Soares - JT
📲
Partilhar no WhatsApp
